Aleixo
Porto 2014

J-A #249 PT

O Bairro do Aleixo é constituído actualmente por 3 torres de 13 pisos. Cada piso tem 5 apartamentos; à excepção do 13º piso, que tem 4. Cada torre tem 64 apartamentos; o conjunto das 3 torres tem 192 apartamentos. Devido ao processo de realojamento, 42% dos apartamentos estão vazios e emparedados (dados fornacidos pela Domus Social, Novembro de 2013), o que significa que há 81 apartamentos desocupados (em média, 2 apartamentos por piso). Os 81 apartamentos desocupados encontram-se aleatoriamente distrubuídos pelos diferentes pisos de cada torre.

Em média, o número de apartamentos desocupados em cada torre é 27, o que equivale a mais de 5 pisos. Por outro lado, segundo o referendo realizado em 2007 (Referendo realizado a 305 famílias pela Associação de Moradores do Bairro do Aleixo em 2007), 6% dos moradores querem saír do Aleixo e 27% está indeciso. Tendo estes dados em consideração, parece sensato concluír que o número de casas desocupadas poderia alcançar mais 1-2 pisos.

Propõe-se uma solução que inclui simultaneamente a demolição parcial e a manutenção das 3 torres. A proposta consiste em reduzir as torres para 6 pisos, tal como o projecto original, evitando-se desalojamentos forçados dos moradores.


 


 

Photo © Andre Cepeda
: Photo © Andre Cepeda

Proposal
: Proposal

Sections: original vs realized
: Sections: original vs realized

Photo © Nelson D
: Photo © Nelson D'Aires